Contentor verde que quer mudar o mundo chegou a Portugal

A campanha "Mercadorias na ferrovia" chega a Portugal e reivindica o papel do comboio para uma mobilidade e um futuro mais sustentáveis.

21 Octubre 2022

"Mercancías al tren" ou "Mercadorias na ferrovia", independentemente da língua, a mensagem é clara: o caminho para um mundo mais sustentável passa pelo transporte ferroviário de mercadorias. É esse o mote e a convicção da campanha europeia que já passou pela Alemanha, Reino Unido, Espanha e que chegou na semana passada a Portugal, graças a uma iniciativa conjunta da Transfesa Logistics e da Medway, para sensibilizar os portugueses para o tema.

O Portugal Smart Cities Summit 2022, que decorreu a semana passada, em Lisboa, foi a primeira paragem do contentor "Mercadorias na ferrovia". Trata-se de uma iniciativa europeia que tem percorrido diferentes países e que no caso da Península Ibérica está a ser dinamizada pela Transfesa Logistics e pela Medway.

O objetivo da campanha é sensibilizar as instituições públicas, o sector empresarial e, sobretudo, o público em geral para a importância de reduzir as emissões de carbono no sector do transporte de mercadorias e para o papel que o comboio pode aqui desempenhar, ajudando a alcançar as metas climáticas estabelecidas para 2030.

Coube a Carlos Vasconcelos, presidente da Medway e a Idoia Galindo, managing director da Transfesa Logistics, apresentarem a campanha e contextualizar a iniciativa. "Para a Medway, a parceria com a campanha "Mercadorias na Ferrovia" foi clara desde o início, porque queremos contribuir, como operador logístico e ferroviário, para uma mobilidade e futuro mais sustentáveis", avançou Carlos Vasconcelos. A taxa do transporte ferroviário de mercadorias em Portugal é de 14,2%. Em comparação com o transporte rodoviário em Portugal, 70% das emissões de CO2 seriam evitadas, se a opção passasse pelo transporte ferroviário. "Trata-se de um movimento de sensibilização e aquilo que queremos é que as pessoas, da mesma forma que já são sensíveis à origem dos produtos que compram, passem a estar conscientes da importância de saber como é que os mesmos foram transportados".

Por seu lado, Idoia Galindo, salientou que, embora os números sejam melhores em Portugal, ainda são baixos e ambos os países enfrentam um grande desafio a este respeito. Pelo que, no seu entender, o foco deve estar na grande margem de melhoria que existe e sobretudo na sensibilização e educação das crianças para o tema. "Tanto em Espanha, como em Portugal, para nós é claro: o caminho de ferro é parte da solução para a crise climática. Mas só trabalhando em conjunto conseguiremos aumentar a quota do transporte ferroviário de mercadorias e, para isso, precisamos do apoio de instituições públicas, clientes, associações e consumidores finais", acrescentou Idoia Galindo.

"Estamos a falar de mudar mentalidades", lembrou Carlos Vasconcelos. "Não é fácil, mas é preciso começar por algum lado". E o primeiro passo foi dado na semana passada. Quem visitou na FIL a Portugal Smart Cities Summit 2022, e passou pelo stand da Medway, não ficou indiferente ao enorme contentor verde. No seu interior uma exposição dava a conhecer as potencialidades e vantagens do transporte ferroviário de mercadorias, procurando evidenciar que na tão falada transição ecológica o comboio pode e deve ter um papel fulcral.

Tal como aconteceu nos outros países por onde já passou, por cá a iniciativa está a ganhar um número considerável de apoiantes e as empresas e entidades interessadas em saber mais sobre a campanha encontram informações adicionais AQUI

 

Fonte: Supply Chain Magazine

CONTACTO

Rellena nuestro formulario de contacto y nuestro equipo se pondrá en contacto contigo para buscar la solución que necesitas