Indra aposta no blockchain no desenvolvimento da Janela Única Logística espanhola

A multinacional tecnológica Indra encontra-se a trabalhar, em sintonia com a sua filial Minsait, no desenvolvimento e implementação da Janela Única Logística espanhola – o projeto tem a denominação de SIMPLE (SIMplification of Processes for a Logistic Enhancement).

25 Noviembre 2021

No sector dos Transportes e da Logística, este é um dos projectos mais preponderantes no qual a Indra está envolvida. Juntamente com o contributo da Minsait, a Indra vai «desenvolver e implementar a janela única logística espanhola, que integrará toda a informação da actividade do transporte de mercadorias e a logística em Espanha», explicou a própria empresa, através de um comunicado.

A solução inovadora – que vem ganhando cada vez mais adesão junto de empresas de transporte e Logística – detalhou a companhia, será importante para garantir a «rastreabilidade de documentos e da carga através da blockchain, permitindo que todos os agentes e modos de transporte da cadeia logística interajam telematicamente, através da digitalização e integração dos seus dados e documentos».

Para além de proteger as operações, assegurando uma «maior transparência e rastreabilidade» dos dados registados, a blockchain aplicada ao sector dos transportes elimina, segundo a Indra, «a necessidade de intermediários para salvaguardar a inviolabilidade dos dados ou possíveis fraudes, uma vez que a própria natureza desta tecnologia garante a transparência e a imutabilidade dos registos».

Recorde-se que a multinacional tecnológica está a apostar fortemente nas virtudes do blockchain para garantir a rastreabilidade e segurança das transacções, nomeadamente no que toca às portagens. Recentemente, a companhia revelou ter adicionado a capacidade de registo de transacções numa cadeia de blockchain, no sistema de backoffice de portagens da sua linha de soluções Mova Collect.

 

Fonte: Revista Cargo

CONTACTO

Rellena nuestro formulario de contacto y nuestro equipo se pondrá en contacto contigo para buscar la solución que necesitas