Nova linha de Évora está integralmente em fase de obra

Foi consignada a empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, bem como de construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, que integrará o Corredor Internacional Sul.

14 July 2021

Foi hoje consignada a empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/fronteira, bem como de construção do subtroço entre Évora e Évora Norte, que integrará o Corredor Internacional Sul, criado no âmbito do programa de investimentos na expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020.

Numa cerimónia realizada ao início da tarde na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), foi assinado o auto de consignação da obra adjudicada ao consórcio Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A., MOTA-ENGIL, Engenharia e Construção, S.A. e MOTA-ENGIL Railway Engineering, S.A., pelo valor de 86.989.263,98 euros e um prazo de execução de 935 dias.

O subtroço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre esta cidade e a Linha do Leste. Um empreendimento que com o início desta empreitada está integralmente em execução no terreno.

A empreitada consiste na construção das superestruturas de via e catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e construção civil - obra geral - do subtroço Évora - Évora Norte, na nova Linha de Évora, incluindo os seguintes trabalhos:

Troço Évora – Évora Norte

  • Construção de um novo canal ferroviário, em variante à Linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121;
  • Modernização do atual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte;
  • Construção das instalações fixas de tração elétrica necessárias à eletrificação;
  • Construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira;
  • Construção de passagens desniveladas rodoviárias;
  • Instalação de infraestruturas necessárias à sinalização eletrónica, telecomunicações e GSM-R;
  • Instalação de torres/sites de GSM-R;
  • Instalação do sistema de retorno de corrente de tração e terras de proteção.

Troço Évora – Elvas/Fronteira

  • Assentamento da superestrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a Linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas;
  • Assentamento da superestrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas;
  • Construção de três estações técnicas.

O novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, na ligação com a fronteira, foi criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros.  

Serão igualmente criadas as condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade.

 

Fonte: Infraestruturas de Portugal

 

CONTACTO

Rellena nuestro formulario de contacto y nuestro equipo se pondrá en contacto contigo para buscar la solución que necesitas